ESTE BLOG FOI FEITO EXCLUSIVAMENTE SOBRE A VIDA E OBRA DA MAIOR CANTORA MODERNA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS. SÃO MAIS DE QUARENTA ANOS DE UMA TRAJETÓRIA BRILHANTE DESSA ESPETACULAR ARTISTA. ELA COMEÇOU COMO MARIA DA GRAÇA E HOJE SEU NOME É GAL.

sábado, 27 de novembro de 2010









Foto: Augusto Gomes
Gal Costa: quinze álbuns reunidos na caixa "Total"

Gal Costa fará disco com canções de Caetano

Sem gravar desde 2005, cantora lança caixa com 15 discos gravados entre 1967 e 1983

Pedro Alexandre Sanches, repórter especial iG Cultura | 16/10/2010 17:25

Gal Costa andou relativamente silenciosa nos últimos cinco anos. Desde Hoje, de 2005, não voltou mais aos estúdios para gravar um álbum inédito. Neste 2010, a mudez começa a ser rompida com a edição da caixa "Total", que inclui 15 discos lançados pela gravadora Philips (atual Universal) entre 1967 e 1983. O ciclo se completará quando Gal lançar, 28 anos mais tarde, o disco de retorno à Universal, que está sendo preparado sob produção de Caetano Veloso e de seu filho Moreno Veloso.

"Vai ser um disco de canções inéditas de Caetano feitas para mim”, adianta, durante entrevista agendada em parceria com a Universal para divulgar o lançamento de Total, que custará em torno de R$ 290 e traz, como atrativos semi-inéditos dois volumes de raridades editadas originalmente em discos de festival, trilhas sonoras (como a do filme "Brasil Ano 2000", de 1969), trabalhos de outros artistas (como Erasmo Carlos, Maria Bethânia e Ney Matogrosso) e compactos da própria Gal (o que inclui as hoje pouco conhecidas versões de estúdio dos clássicos "Vapor Barato" e "Sua Estupidez", do disco ao vivo "Fa-tal", de 1971).

Gal desce para a entrevista num salão de hotel de São Paulo, onde tem passado alguns dias após o show de voz e violão que fez no Anhembi – morando em Salvador, não votou no primeiro turno das eleições. Está serena, mas reclamando de alergia e de pigarro. Conta que é internauta contumaz (“meu computador fica ligado o dia inteiro”) e constata: “No mundo de hoje a informação é tão rápida que, se você ficar um mês sem fazer nada, parece que você acabou, morreu, sumiu, desapareceu. Não dou bola para isso, sigo meu ritmo, que é o importante”.

Enquanto se prepara a parafernália de gravação, ameaça pouco falar: “Eu tenho preguiiiiça, só se você me perguntar. Se me perguntar eu falo, se não me perguntar eu não falo”. Diante das primeiras perguntas, põe-se a falar pelos cotovelos, sobre o passado, o presente e o futuro.

iG: Consta que, no show que fez no Anhembi, você falou bastante entre as músicas, e uma das coisas que disse é que é tímida. Como assim? Gal Costa: É, eu estou falando muito mesmo. Eu sou tímida. Sou menos, muito menos tímida hoje do que era no início. Mas uma coisa curiosa é que a gente vai mudando sem perceber, não é? A vida nos leva a mudar, a transformar, e foi o que sucedeu. Eu quase não falava. No começo da minha carreira eu não dizia nem boa noite, não falava nada. iG: Isso só no palco, ou na vida também? Gal Costa: No palco, mas na vida também falava pouco. Era tímida bem lá atrás. Posso dizer que sou tímida, mas mais do que tímida sou uma pessoa zen. No palco hoje sou muito falante, mas falante de uma maneira espontânea. O que aconteceu no palco é que fico muito à vontade, mas muito à vontade mesmo, e falo o que vem na minha cabeça. Se alguém fala alguma coisa na plateia eu respondo, há uma interação. Sou até engraçada no palco, as pessoas riem comigo por várias vezes. É uma mudança mesmo que aconteceu, e eu não sei lhe explicar como. Comecei a fazer esse show de voz e violão, que exige uma comunicação com a plateia. Você não pode ficar num palco com um violão e muda. Isso também forçou um pouco a ter essa postura. iG: Como é a timidez na sua vida, fora do palco? Gal Costa: Ah, não sei. A minha vida fora do palco não é diferente da minha vida no palco. Quando entro no palco há uma transformação mesmo. Posso estar com alergia e a alergia vai embora. Posso ter um pigarro e o pigarro desaparece. Não sei o que acontece, o palco é uma coisa milagrosa, que mexe com o metabolismo da gente. É misterioso, algum cientista algum dia explicará isso. iG: O palco, então, é remédio para timidez, pigarro, alergia? Gal Costa: Para tudo (ri). O palco é muito bom. Mas essas mudanças são muito agradáveis. É muito bacana constatar que você mudou. Você de repente se vê mudada, transformada, e isso é muito bom, muito legal. E é a vida que traz isso, que dá esse presente para a gente, quando a gente está aberta para receber. iG: Que outras transformações você sofreu? Gal Costa: Ué, eu não sei dizer no quê, mas a gente se transforma. Você também está mais gordinho, está mais bacana (ri). iG: No livreto da caixa "Total", você afirma que preferia não ter saído da Philips (hoje Universal), e é essa gravadora que está lançando a caixa. Gal Costa: Eu preferia mesmo ter continuado. Na época se ofereciam luvas em dinheiro para os artistas saírem de suas gravadoras. A RCA queria mudar de cara, Manolo Camero assumiu a presidência da gravadora e me ofereceu uma luva. Sentei com Roberto Menescal (diretor artístico da Philips), disse que preferia ficar, porque minha história tinha sido lá desde o começo. Ele me disse que não poderia cobrir a oferta. Depois ele mudou de ideia, mas eu já tinha empenhado minha palavra. Fui para a RCA, que levou também Chico Buarque e Maria Bethânia. iG: Pode falar um pouco sobre o volume de raridades que foi incluído na caixa "Total"? Gal Costa: Tenho que ter meus óculos para ver o repertório. (Põe os óculos, folheia o encarte do CD.) Essas fotos são muito bonitas. "Dadá Maria" (1967) foi gravada ao vivo com Renato Teixeira, mas cantei também com... Silvio Cesar? Cantei ou não? Acho que sim. "Bom Dia" (1967) é linda, gravei em estúdio com Gil me acompanhando, se não me engano. "Domingo Antigo" (1968), é engraçado... Eu não lembro dessa gravação... Não reouvi nada ainda. "Acho Que Vou-Me Embora" (1968) eu conheço, acho bem bacana, de Sidney Miller. "Canção da Moça", "Homem de Neanderthal" (do filme Brasil Ano 2000, de 1969) também, não lembro dessa gravação com Bruno Ferreira. iG: Quem é Bruno Ferreira? Gal Costa: Eu não sei quem é, nem lembro. "Show de Me Esqueci", com Bruno Ferreira e Ênio Gonçalves, olha só que loucura. "Sem Grilos", "Acorda pra Cuspir" (1974), essas músicas eu gravava em compactos simples para o carnaval da Bahia, quando Caetano Veloso compunha para o carnaval baiano. Não tocavam aqui no sul, não. Eu fazia os compactos e a Philips mandava para o Nordeste. Nas rádios de Salvador e no trio elétrico tocavam. iG: Aqui no sul mal circulavam? Gal Costa: Aqui não circulavam. Não sei nem se naquela época tinha carnaval em São Paulo, tinha? Acho que não (ri). O Rio tinha carnaval, mas não tocava. iG: Outra canção ali é "Modinha para Gabriela" (1975), tema da novela Gabriela. No livreto você diz que foi convidada pela Globo para interpretar Gabriela. Como foi isso? Gal Costa: Fui. Daniel Filho chamou primeiro a mim para fazer o papel da Gabriela. Mas eu fiquei com medo. Se eu tivesse naquela época o temperamento que tenho hoje, talvez aceitasse. Mas achei que, não, não sou atriz, sou cantora, não vou fazer. E então cantei a música e a Sonia Braga fez a novela. Na verdade, talvez o espírito e a personalidade da Gabriela parecessem mais comigo. iG: Por quê? Gal Costa: Mais pura, mais... Tenho essa coisa de pureza, até hoje. Mas não sou atriz. iG: Que lembranças lhe ocorrem vendo a capa de seu primeiro disco, de 1967, com Caetano Veloso? Gal Costa: A lembrança que mais me ocorre aqui (manuseia a capa da reedição em CD) é a dificuldade que a gente teve de gravar. A gente dormia muito tarde e acordava muito tarde, e o horário que nos sobrou era o horário da manhã. Eram três turnos de estúdio: pela manhã, que começava às 9 horas, à tarde e à noite, e nós ficamos com esse das 9 da manhã. As grandes estrelas ficavam com os horários da tarde e da noite, e nós de manhã. Era difícil acordar cedo, ir lá, gravar, cantar, estar com a voz legal. Mas a gente fez. É superbacana, depois de anos, olhar isto aqui, porque é o primeiro disco, eu e Caetano juntos. Você vê que tem uma identificação, também por tudo que ele passou, tudo que eu passei – durante o exílio dele fiquei aqui, minha imagem se parecia muito com a dele. E também pela nossa identificação musical, que vem através de João Gilberto.


Versão em Inglês:

Photo: Augusto Gomes

Gal Costa: fifteen albums together in the "Total"


Gal Costa will disc with songs by Caetano
No record since 2005, singer launches box with 15 albums recorded between 1967 and 1983

Pedro Alexandre Sanches, special reporter IG Culture | 10/16/2010 17:25

Gal Costa went relatively quiet over the past five years. From Today, 2005, never returned to the studio to record a new studio album. In 2010, the silence begins to be broken with the release of the "Total", which includes 15 albums released by Philips Records (now Universal) between 1967 and 1983. The cycle is complete when launching Gal, 28 years later, the disc returned to Universal, which is being prepared under production Caetano Veloso and his son Moreno Veloso.

"It will be a disc of unreleased songs by Caetano made to me," it said in an interview scheduled in partnership with Universal to announce the launch of Total, which will cost around $ 290 and features such as semi-attractive two unpublished volumesOriginally published in the rarities disc festival, soundtracks (like the movie "Brazil 2000", 1969), works by other artists (like Erasmo Carlos, Ney Matogrosso and Maria Bethania) and the very compact Gal (which includes the now little-known studio versions of the classics "Vapor Barato" and "Stupidity Tries," the live album "Fa-tal, 1971).

Gal goes down to the interview in a hotel lounge in Sao Paulo, where he has spent a few days after the show's voice and guitar that made the Anhembi - living in Salvador, did not vote in the first round of elections. Is quiet, but complaining of allergies and throat clearing. Internet user account that is in default ("my computer is turned on all day") and notes: "In today's world the information is so fast that if you stay a month without doing anything, it seems that you just died, disappeared, vanished . I do not give the ball to do that, follow my rhythm, which is important. "

While preparing the paraphernalia of recording, speak little threat: "I have preguiiiiça, only if you ask me. If you ask me I say, do not ask me if I do not speak. " With the first questions put to gab about the past, present and future.

IG: Reportedly, the show did in Anhembi, you talked a lot between songs, and one of the things we said is that it is shy. How so? Gal Costa: Yeah, I'm talking very much. I'm shy. I am far, far less today than it was timid at first. But a curious thing is that we will move along without realizing it, is not it? Life makes us change, transform, and that's what happened. I hardly spoke. Early in my career I did not say not good night, said nothing. IG: That's only on stage or in life as well? Gal Costa: On the stage, but in life also spoke little. She was shy and back. I can say I'm shy, but more shy than I am a Zen person. On stage today I'm very talkative, but speaking in a spontaneous way.What happened on stage is I'm very comfortable, very comfortable even, and say what comes into my head. If someone says something in the audience and I say, there is an interaction. I'm up on stage funny, people laugh at me for several times. It's a change that has happened, and I do not know how to explain it. I started doing this show for voice and guitar, which requires communication with the audience. You can not get on stage with a guitar and change. This also forced a handful to have this attitude. IG: How is the shyness in his life off stage? Gal Costa: Oh, I dunno. My life off the stage is no different from my life on stage. When I go on stage there is an even transformation. I may be allergic and allergy goes away. Can I have a hawking and hawking disappears. I do not know what happens, the stage is a miraculous thing that messes with the metabolism of us. It is mysterious, a scientist someday explain it. IG: The stage, then, is a remedy for shyness, hoarseness, allergies? Gal Costa: To everything (laughs). The stage is very good. But these changes are very nice. It is very nice to see that you changed. You suddenly see changed, transformed, and this is very good, very nice. And it brings it to life, giving this gift to us, when we're open to receive. IG: What other changes have you suffered? Gal Costa: Hey, I do not know what to say but you are becoming. You're also fatter, is nicer (laughs). IG: In the booklet of the "Total", you say you would rather not have gone out of Philips (now Universal), and it is this label that is releasing the box. Gal Costa: I would rather have remained the same. At the time gloves were offered money to the artists leaving their labels. RCA wanted to move away, Manolo Camero assumed the presidency of the record and offered me a glove. I sat with Roberto Menescal (artistic director of Philips), said he preferred to stay, because my story had been there since the beginning. He told me he could not cover the offer. Then he changed his mind, but I had already committed to my word. I went to RCA, which also led Chico Buarque and Maria Bethania.IG: Can you talk a bit about the volume of rarities that was included in the "Total"? Gal Costa: Gotta get my glasses to see the directory. (Put your glasses, look through the CD booklet.) These photos are very beautiful. "Dada Mary" (1967) was recorded live with Renato Teixeira, but also sang with ... Silvio Cesar? I sang or not? I think so. "Good Day" (1967) is beautiful, recorded in the studio with Gil accompanying me, if I remember correctly. "Old Sunday" (1968), it's funny ... I do not remember recording this ... Not even took back nothing. "I Guess I'm leaving" (1968) I know, I think pretty cool, Sidney Miller. "Song of the Girl," "Neanderthal Man" (from the movie Brazil Year 2000, 1969) also do not remember recording this with Bruno Ferreira. IG: Who is Bruno Ferreira? Gal Costa: I do not know who you are or remember. "Show Me forgot," Bruno Gonçalves Ferreira and Ernie, look at that crazy."Without Crickets", "Wake up to spit" (1974), these songs I recorded on compact simple for carnival in Bahia, Caetano Veloso when he composed for the carnival in Bahia. Not played here in the south, no. I made the compact Philips and sent to the Northeast. Radios in El Salvador and played electric trio. IG: Here in South circulated evil? Gal Costa: Here we are not circulated. Do not even know if that time had carnival in Sao Paulo, had he? I do not think (laughs). The Rio's carnival, but did not play. IG: Another song there is "Modinha to Gabriela" (1975), subject of the novel Gabriela. In the booklet you say that the Globe was invited to play Gabriella. How was it? Gal Costa: Daniel Filho Fui. first drew me to the role of Gabriela. But I was scared.If I had the temperament that time I have today, perhaps accept. But I thought, no, I'm not an actress, I'ma singer, I will not do. And then I sang the song and Sonia Braga made the novel. Indeed, perhaps the spirit and personality of Gabriela looked more to me. IG: Why? Gal Costa: The purer, more ... I have this thing of purity, even today. But I'm not an actress. IG: What memories do you happen to see the cover of her first album, 1967, Caetano Veloso? Gal Costa: The memory that occurs to me more here (handling the cover of reissue on CD) is the difficulty that we had to write. We slept late and woke up too late, and the time we left was the morning schedule.There were three rounds of studio: the morning, beginning at 9 am, noon and night, and we stayed with that of 9 in the morning. The big stars were at the time of the afternoon and evening, and we in the morning. It was hard waking up early, go there, write, sing, be with the cool voice. But we did. It's really cool, after years of looking at this here, because it is the first album I together and Caetano. You see we have an identification, also for all he has, all I went - during his exile stayed here, my picture looked a lot like his. And also for our musical identity, coming through Gilberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário