ESTE BLOG FOI FEITO EXCLUSIVAMENTE SOBRE A VIDA E OBRA DA MAIOR CANTORA MODERNA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS. SÃO MAIS DE QUARENTA ANOS DE UMA TRAJETÓRIA BRILHANTE DESSA ESPETACULAR ARTISTA. ELA COMEÇOU COMO MARIA DA GRAÇA E HOJE SEU NOME É GAL.

sábado, 27 de novembro de 2010




















Evelson de Freitas/AE

Sem grilos: 'Você não tem de estar na mídia o tempo todo


Gal Costa, afinal que o dia dela chegou

Cantora tem os melhores álbuns relançados em caixa e prepara inédito

06 de outubro de 2010 | 6h 00

Lauro Lisboa Garcia - O Estado de S.Paulo

Os fãs saudosos, que se ressentem da ausência de Gal Costa nos palcos e nos discos, podem festejar. A grande cantora está de volta. Alguns dos melhores álbuns de sua carreira e um CD duplo de faixas raras (reunidos na caixa Gal Total), além de um disco de inéditas de Caetano Veloso, com produção dele e Moreno Veloso, recolocam a musa tropicalista no cenário brasileiro. Nos últimos anos, o fã-clube de Gal se dividiu entre a adoração dos eternamente devotos e os céticos, que oscilam entre a aceitação e o desdém, e ela tem feito mais shows fora do País do que aqui.

Seu álbum mais recente, Hoje, é de 2005, e como os anteriores na década não teve grande repercussão de público e crítica. Mas sua voz continua firme e penetrante, e ela, que completou 65 anos no dia 26 de setembro, está mais magra, animada e rejuvenescida, fala como se não sentisse tanto a passagem do tempo em certos aspectos. "Canto as músicas no mesmo tom em que gravei. Quando estava fazendo Hoje com César Camargo Mariano ele me dizia que minha voz parecia de uma menina", lembra a sorridente Maria da Graça.

Muitas estrelas da geração de Gal tem encontrado dificuldade em lidar com as mudanças de mercado, os esquemas de produção sem grandes luxos, decorrentes da crise das gravadoras e a decadência da venda de CDs. "Pra mim não é difícil alugar um estúdio e bancar um disco, existem várias formas. Durante alguns períodos da minha carreira houve uns hiatos. Quando fiz o Plural (1990) vinha de um tempo sem fazer nada, porque acho que isso é importante também. Você não tem de estar toda hora na mídia.

É que hoje, com essa coisa de internet, globalização, isso tudo, se você fica um mês sem aparecer neguinho acha que você acabou", diz. "Eu estava trabalhando fora do Brasil, recebi muitos convites e fiz tudo o que quis. Fiz aqui também alguns eventos fechados."

No Brasil ou no exterior, Gal acha que a situação realmente é difícil para quem não faz música ultracomercial. "Hoje quase não tem mais loja de discos, nem aqui nem em Nova York. As pessoas estão meio perdidas. Além de as gravadoras não terem dinheiro, não sabem pra onde vai o mercado fonográfico, e quando investem é em coisas descartáveis. Há milhares de cantoras, americanas inclusive, feitas para fazer sucesso. Mas a gente viveu a era do sonho, e isso meio que acabou. Você ter uma bagagem de vida, de experiência, você ver uma pessoa vir no palco fazer uma coisa e ela trazer uma história ali - isso é que falta."

Vergonha

Quanto às rádios, que "tocavam tudo" - incluindo vários lados B de seus LPs e compactos incluídos na caixa, como Presente Cotidiano (Luiz Melodia) e De Amor Eu Morrerei (Dominguinhos/Anastácia) -, ela acha hoje "uma vergonha". "Antes tocavam até cinco músicas de um LP. Fantasia (1981) teve quatro sucessos de rádio. Hoje você tem de pagar R$ 300 mil pra uma música ser executada cinco vezes por dia em cada rádio. É o que me dizem. Que é isso, gente? Isso é cultura."

No Rio, há tempos ouvem-se rumores de que Gal havia recusado um convite de Chico Buarque para acompanhá-lo na turnê do CD Carioca e outro de João Gilberto para gravar um disco com ele. "Quem te falou essas coisas? Não sei de nada disso. Imagina se eu iria recusar convites de Chico e João, que eu amo", desconversa a cantora. Ela diz ainda que deseja um dia lançar em DVD o show Fa-tal, que foi gravado por Leon Hirszman. No mais, olhando no retrovisor, diz que se reconhece em todas as fases reunidas em Gal Total, sem arrependimento.

Um CD só com inéditas de Caetano

Gal Costa selou um impecável songbook de Dorival Caymmi, outro de Ary Barroso que dividiu opiniões, além de um álbum duplo ao vivo dedicado a Tom Jobim. Sugerida pelo repórter a gravar os baianos Assis Valente e Batatinha, ela diz que tinha pensado em mergulhar no cancioneiro de Valente. Mas nada mais natural e confortável que se dedique a cantar apenas Caetano Veloso, o autor de quem mais registrou canções e com quem mais tem afinidade. Gal concorre com Maria Bethânia nessa que é a mais intensa parceria entre cantora e compositor na história da música moderna brasileira, com uma infinidade de canções exclusivas e interpretações definitivas. "Caetano é quem melhor compõe pra mim e quem melhor me entende", diz Gal, que lançou o primeiro álbum em parceria com o conterrâneo, Domingo (1967), iniciou a carreira na Bahia e veio para São Paulo com ele, deflagrando o movimento tropicalista. Depois Caetano fez a direção musical do antológico Cantar (1974), mas antes já tinha dado sugestões para Índia (1973), que iria produzir. "Caetano já compôs seis canções e está fazendo o restante pra esse disco novo. Estive com Moreno na Bahia, pegamos as tonalidades, ficamos quatro horas juntos tocando violão e cantando. Que pessoa sensível e maravilhosa que ele é", diz a cantora. "O trabalho está bem no começo, então não tem muito o que falar." O CD sai pela Universal, sem previsão de data.

Sua Voz, Sua Vida, Da Maior Importância

Todos os discos que Gal Costa lançou pela Philips, hoje Universal, já tinham saído em CD. Mas a remasterização dos álbuns de Gal Total ficou bem boa e os álbuns trazem as fichas técnicas e todas as letras impressas nos encartes. É um testamento da fase mais brilhante da carreira da cantora, incluindo álbuns da maior importância, como o primeiro-solo, Gal Costa, e o experimental e psicodélico Gal (ambos de 1969), Legal (1970), Cantar (1974), Gal Canta Caymmi (1976), Água Viva (1978), Gal Tropical (1979) e o registro do show histórico Fa-tal - Gal a Todo Vapor (1971), em que repertório e desempenho compensam a má qualidade técnica da gravação.

No começo Gal cantava baixinho, influência de João Gilberto sobre ela e Caetano Veloso, com quem dividiu o delicado LP Domingo (1967). No primeiro-solo já expandiu seu canto e se abriu para experimentações - a faixa de abertura é Não Identificado (de Caetano, como a linda Baby), com tecladinho jovem-guarda, sons "espaciais" e letra falando de disco voador, iê-iê-iê romântico e anti-computador. Ecos da bossa nova vinham acompanhados de samba-rock de Jorge Ben, rocks de Roberto e Erasmo Carlos, xaxado de Jackson do Pandeiro com acento roqueiro, Tom Zé... Uau!

Atenta e forte, nos álbuns seguintes, Gal cresceu espontânea em gritos de protesto, aliada à força tropicalista de Rogério Duprat, Jards Macalé e Lanny Gordin num momento crucial da repressão política no Brasil, em que ela foi porta-voz dos exilados Caetano e Gilberto Gil, gravando clássicos deles. No primeiro LP ela já tinha trilhado esse caminho, registrando a emblemática Divino, Maravilhoso, da dupla.

A ousadia prosseguiu nas facetas expostas em Fa-Tal - show dirigido por Waly Salomão, com mais interpretações antológicas de obras-primas de Luiz Gonzaga, Ismael Silva, Caetano, Macalé, Luiz Melodia, Geraldo Pereira, Novos Baianos, Roberto e Erasmo... - e Índia (1973), que teve a capa censurada por exibir partes íntimas da cantora.

Maturidade

Gal Canta Caymmi é uma obra-prima, que sai com outra (bonita) capa, porque o autor da arte original não se entendeu com a gravadora. Em compensação, os toques de atabaques, que foram cortados nas reedições anteriores em CD, estão de volta, como no original. Puxado por Tigresa (Caetano), Caras & Bocas é um sofisticado álbum de transição e tem Marina Lima, Jorge Ben e Rita Lee inéditos e exclusivos.

Em Cantar predomina a musicalidade prazerosa de João Donato. Se em Água Viva (que inclui a comovente Mãe, de Caetano) ela sugeriu a sessão de fotos emergindo da água simbolizando um renascimento, é em Gal Tropical que a cantora madura desabrocha. Fantasia (1981), com as antológicas Faltando Um Pedaço (Djavan) e Festa do Interior (Moraes Moreira/Abel Silva) é a consagração da senhora Gal Costa, que prosseguiria no mesmo tom eclético em Minha Voz (1982) e no pop Baby Gal (1983) que fecha o box.

A compilação em CD duplo, Divina, Maravilhosa, ao contrário do que diz o texto de Marcelo Fróes, coordenador do projeto, tem uma minoria de faixas inéditas em CD. Mas tudo bem, tá valendo. Um dos destaques é a versão funk e rara de Clariô (Péricles Cavalcanti), mais dançante que a do álbum Caras e Bocas. Como curiosidade há três canções de Gilberto Gil para o filme Brasil Ano 2000, de Walter Lima Jr., e faixas extraídas de discos de festivais, ao vivo, coletâneas carnavalescas e outros de Sidney Miller, Torquato Neto, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso e Maria Bethânia, além de compactos. Entre eles o duplo que incluía Você Não Entende Nada (Caetano Veloso) e a versão original de Vapor Barato (Jards Macalé/Waly Salomão). Essa Gal é que rima bem com legal, fatal, tropical, plural, carnaval, atemporal, barato total.

Gal Total
Caixa com 17 CDs de Gal Costa, de 1967 a 1983. Gravadora: Universal. Preço médio: R$ 290


Versão em Inglês:

Gal Costa, after the day it arrived
Singer has the best albums released on cash and prepares unprecedented
October 6, 2010 | 00 6h

Lauro Garcia Lisbon - O Estado de S. Paulo
Fans longing, who resent the lack of Gal Costa on stage and on disc, can rejoice. The great singer is back. Some of the best albums of his career and a double CD of rare tracks (Gal Total assembled in the box), and a new album from Caetano Veloso, with his production and Moreno Veloso, restate the muse in the Brazilian tropicalia. In recent years, the fan club Gal was divided between the eternal adoration of devotees and skeptics, who oscillate between acc and disdain, and she has done more concerts outside the country than here.

His most recent album, Today is 2005, and as in the previous decade have not had great impact of public and critics. But his voice remains strong and penetrating, and she, who turned 65 on Sept. 26, is more lean, lively and rejuvenated, he speaks as if he felt both the passage of time in certain respects. "I sing the songs in the same tone in which I recorded. When I was doing with Cesar Camargo Mariano Today he told me that my voice was a little girl," recalls a smiling Maria da Graca


Many stars of the generation of Gal has been finding difficulty in coping with market changes, the schedules of production without great luxuries, from the crisis and the decline of record sales of CDs "For me it is not difficult to rent a studio and playing a disc There are several ways. During some periods of my career there have been gaps. When did the Plural (1990) came from a time doing nothing, because I think that's important too. You do not have to be in the media all the time.

Because today, with this internet thing, globalization and all that, if you get one month without showing up nigga you just think, "he says." I was working outside of Brazil, I received many calls and did everything I wanted. Made here are also some closed events. "

In Brazil or abroad, Gal thinks the situation is really difficult for those who do not make music ultracomercial. "Today almost no more record store, either here or in New York. People are a bit lost. In addition to the record companies have money, they do not know where it goes to the music market, and when they invest in things is disposable. There are thousands of singers, including American, made to be successful. But we lived the dream was, and it kind of ended. You have a background of life experience, you see a person coming on stage to do something and bring itstory there - that's what's missing. "

Shame

As for radio, who "played everything" - including several B-sides from their LPs and singles included in the box as gift Everyday (Luiz Melodia) and I Love Will Die (Dominguinhos / Anastasia) - she now thinks "a shame". "Prior to playing five songs from an LP. Fantasia (1981) had four hits in radio. Today you have to pay $ 300,000 for a song has been performed five times daily in each radio. It's what I say. What is it, people? This is culture. "

In Rio, there are times one hears rumors that Gal had refused an invitation from Chico Buarque to accompany him on tour and another CD Carioca João Gilberto to record an album with him. "Who told you these things? Not know anything about that. Imagine if I would refuse invitations to Chico and John, who I love," the singer frown. She says one day want to launch the show on DVD Fa-tal, which was recorded by Leon Hirszman. No more looking in the mirror, says it is recognized in all phases together in Gal Total without repentance.


A CD with new tracks by Caetano

Gal Costa sealed impeccable songbook Dorival Caymmi, Ary Barroso another that divided opinion, and a double live album dedicated to Tom Jobim. Suggested by the reporter to record the Bahia and Batatinha Assis Valente, she says she had planned to dive into the songbook of Valente. But nothing more natural and comfortable carrying out only sing Caetano Veloso, the author who recorded more songs and who has more affinity. Maria Bethânia Gal competes with that which is most intense partnership between singer and composer in the history of modern Brazilian music, with a multitude of exclusive songs and definitive interpretations. "Caetano who is best equipped to me and who understands me better," says Gal, who released their first album in partnership with countryman, Domingo (1967), started his career in Bahia to Sao Paulo and came with him, triggering the movement tropicalia. After Caetano was the musical director of the anthology Singing (1974), but had already given suggestions to India (1973), which would produce. "Caetano has already composed six songs and is doing for the rest of this new disc.'ve Been with Moreno in Bahia, took the keys, we were four hours together playing guitar and singing. What a wonderful and sensitive person he is," says the singer. "The work is very early, so not much to say." The CD comes out by Universal, no expected date.

Your Voice, Your Life, The Greater Importance

All Gal Costa albums that released by Philips, today Universal, had already left on CD. But the remastering of the album was very good Gal Total albums and bring the sheets and all the letters printed in the booklets. It is a testament to the most brilliant phase of the singer's career, including album of the utmost importance, as the first-floor, Gal Costa, and experimental and psychedelic Gal (both 1969), Legal (1970), Singing (1974), Gal Canta Caymmi (1976), Living Water (1978), Gal Tropical (1979) and the record of such a historic show-Fa - Gal a Todo Vapor (1971), in repertoire and performance to compensate for poor technical quality of the recording.

Earlier Gal sang softly, Joao Gilberto's influence on her and Caetano Veloso, who shared the Sunday delicate LP (1967). In the first-ever solo expanded his corner and opened up for trials - the opening track is Unidentified (Caetano, as the beautiful baby), mini keyboard with young guard, sounds "space" and lyrics speaking of flying saucer, yeah- yeh yeh-romantic and anti-computer. Echoes of bossa nova were accompanied by samba-rock Jorge Ben, rocks Roberto and Erasmo Carlos, xaxado Jackson do Pandeiro accented rocker Tom Zé ... Wow!

Attentive and strong, in later albums, Gal grew spontaneous cries of protest, coupled with the strength tropicalist Rogerio Duprat, and Lanny Gordin Jards Macalé a crucial moment of political repression in Brazil, where she was a spokesperson of the exiles Caetano and Gilberto Gil, recording their classics. In the first LP she had trodden this path, recording the flagship Divine, Wonderful, double.

Boldness has continued the facets exposed in Fa-Tal - show directed by Waly, with more interpretations anthology of masterpieces by Luiz Gonzaga, Ismael Silva, Caetano, Macalé, Luiz Melodia, Geraldo Pereira, Bahian News, Roberto and Erasmo .. . - And India (1973), which was criticized for displaying the cover intimate parts of the singer.

Maturity

Gal Canta Caymmi is a masterpiece, coming out with another (beautiful) cover, because the author's original art is not got a record deal. In contrast, the rhythms of drums, which were cut in the previous reissues on CD, are back, as the original.Pulled by Tigress (Caetano), Guys & Hot Plates is a sophisticated album of transition and has Marina Lima, Jorge Ben, Rita Lee unprecedented and unique.

Singing predominantly in the music enjoyable for Donato. If at Living Water (which includes the poignant mother of Caetano) she suggested the shoot emerging from the water, symbolizing a rebirth, it is in the singer Gal Tropical blooms mature. Fantasia (1981), with the anthology Missing Pieces (Djavan) and Party of the Interior (Moraes Moreira / Abel Silva) is the consecration of the Lady Gal Costa, who would continue in the same tone eclectic in My Voice (1982) and pop Baby Gal (1983) that closes the box.

A compilation double CD, Divine, Marvelous, contrary to what the text says Marcelo Froes, project coordinator, has a minority of previously unreleased tracks on CD. But okay, okay worth. One of the highlights is a version of rare funk and Claire (Pericles Cavalcanti), the most danceable album Face and Mouth. As a curiosity there are three songs by Gilberto Gil for the movie Brazil Year 2000, by Walter Lima Jr., and bands extracted from disks of festivals, live, compilations and other carnival Sidney Miller, Torquato Neto, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso and Mary Bethania, and compact. Among them included the Double Nothing You Do not Understand (Caetano Veloso) and the original version of Vapor Barato (Jards Macalé / Waly Salomão).This gal is that rhyme well with cool, deadly, tropical, plural, carnival, timeless, cheap total.

Total Gal
Box with 17 CDs of Gal Costa, from 1967 to 1983. Label: Universal. Average price: $ 290




Nenhum comentário:

Postar um comentário