ESTE BLOG FOI FEITO EXCLUSIVAMENTE SOBRE A VIDA E OBRA DA MAIOR CANTORA MODERNA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS. SÃO MAIS DE QUARENTA ANOS DE UMA TRAJETÓRIA BRILHANTE DESSA ESPETACULAR ARTISTA. ELA COMEÇOU COMO MARIA DA GRAÇA E HOJE SEU NOME É GAL.

domingo, 22 de março de 2009

Gal Costa canta em salvador e promete fazer show dedicado às mulheres

A cantora Gal Costa promete fazer um show dedicado às mulheres sobre o mar do Porto da Barra, neste sábado, 7, pelo Projeto Espicha Verão.

“É muito justa e grandiosa essa homenagem. Como mulher baiana, sinto-me orgulhosa em participar deste evento“, disse ela, em entrevista para A TARDE.

Prevista para começar às 21h30, a apresentação tem formato acústico, com a voz de Gal acompanhada apenas por um violão, como a intérprete brasileira vem se apresentando atualmente.

“Já fiz shows com bandas grandes, quarteto, orquestra..., mas neste formato voz e violão é muito gostoso. Acho que o público sempre sonhou em me ver nos palcos apenas acompanhada por um violão“.

Ela promete trazer para o palco, armado sobre uma escuna, um repertório que reúne músicas de vários compositores brasileiros. “É claro que em todas elas a homenagem à mulher está implícita. Citarei aqui apenas três, que são Meu Bem, Meu Mal, Você Não Entende Nada e Camisa Amarela”.

Atração do projeto Praia 24 Horas no ano passado, a cantora realça a boa idéia de fazer do Porto da Barra a locação para shows. “Fiz no ano passado e fiquei feliz. As pessoas nadando em frente ao palco, é lindo, as pessoas na praia, longe, escutando. A sensação de cantar a céu aberto é demais!”.

A passagem por Salvador, segundo Gal, também é motivo de alegria. “É a minha terra, onde nasci e cresci com o sonho de ser cantora. Andar por Salvador, cantar em Salvador, é sempre uma grande viagem pelo tempo. Fico muito emocionada quando canto na minha terra”.

A programação do Espicha Verão começa às 13 horas, com shows de Stela Maris, Andréa Daltro, Noeme Bastos e Clécia Queiroz. Às 16 horas, acontecem apresentações de grupos da cultura popular. Às 19 horas, cantam Claudia Cunha, Juliana Ribeiro, Manuela Rodrigues, Mariela Santiago e Samba das Moças. Às 23h10, após o show de Gal Costa, apresenta-se a banda Eme XXI.


Leia na íntegra a entrevista de Gal Costa.

A TARDE | O que significa para você cantar em Salvador?
Gal Costa | Cantar em Salvador é sempre especial para mim. É a minha terra, aonde eu nasci e cresci com o sonho de ser cantora, andar por Salvador, cantar em Salvador, é sempre uma grande viagem pelo tempo. Fico muito emocionada quando canto na minha terra natal.

AT | Como o show acontece na véspera do Dia da Mulher, pretende dedicar alguma canção a elas?
GC | O show é dedicado às mulheres, essa é a idéia do governo da Bahia que é quem está patrocinando o evento. É muito justa e grandiosa essa homenagem. E como mulher baiana sinto-me orgulhosa em participar deste evento.

AT | Você tem feito muitas apresentações fora do país, recentemente foi elogiada pelo New York Times... Como é essa experiência de levar a música brasileira para outras nacionalidades?
GC | É importante cantar pelo mundo. A música brasileira é muito respeitada fora do Brasil e eu tenho um público grande porque trabalho há mais de 30 anos em outros continentes.

AT | Atualmente você vem se apresentando com o formato voz e violão, em que a percepção da voz se torna muito mais clara. Não é toda cantora que encara um projeto acústico. Você gosta de cantar assim?
GC | Gosto. Já fiz shows com bandas grandes, quarteto, orquestra, mas neste formato voz e violão é muito gostoso. Acho que o público sempre sonhou em me ver nos palcos apenas acompanhada por um violão.

AT | Pode citar algumas canções que pretende mostrar no show de sábado?
GC | Cantarei varias canções de diferentes compositores. É claro que em todas elas a homenagem a mulher está implícita. Citarei aqui apenas três, que são: Meu Bem, Meu Mal, Você Não Entende Nada, Camisa Amarela e muitas outras.

AT | Você já participou do projeto Espicha Verão. Como avalia essa iniciativa?
GC | Nunca participei, não. Acho bacana os projetos baianos. O baiano gosta de música, de dançar. É um povo alegre por natureza. Acho que todo projeto cultural é importante.

AT | Gosta do formato, de um palco armado no mar?
GC | Gosto muito. Fiz no ano passado e fiquei feliz. As pessoas nadando em frente ao palco..., é lindo. Ver as pessoas na praia, longe, escutando. A sensação de cantar a céu aberto é demais!


A TARDE On Line: Cultura - 06/03/2009 às 19:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário